Introdução ao React

30 julho, 2017 |

O react é uma library JavaScript criada pelo Facebook não é um framework!!! e o seu foco é apenas criar interfaces visuais.

Mas qual a diferença de framework e lib?

dúvidas_cahfelix
Framework é um conjunto de ferramentas para resolver várias coisas, um exemplo famoso de framework é o Angular. Já a lib é focada em resolver coisas específicas.

No caso do react ele é uma lib focada na renderização de componentes, ele não é MVC e sim V ou seja o react tem foco apenas em VIEW

Ele introduz uma nova forma de desenvolver interfaces, permitindo que consiga dividir sua interface em vários componentes independentes. Esses componentes acabam se tornando reutilizáveis de forma muito simples. Essa forma de desenvolvimento é conhecida como “Interface baseada em componentes”

Alguns pontos importantes do react:

  • Ele ESTÁ preocupado apenas com componentes da minha pagina
  • Ele NÃO ESTÁ preocupado com gerenciamento do estado
  • Ele NÃO ESTÁ preocupado em fazer requisições ao back-end

Resumidamente ele não fornece camadas de service, controller, routes, etc… ele vai trabalhar apenas com o conceito de componentes que recebe propriedades, computa o estado e retorna uma representação virtual do DOM.

Mas ai entra a dúvida, conseguimos construir aplicações complexas com este tal de React? Sendo que ele é so View?

A resposta é: CONSEGUIMOS! mas precisamos entender todo seu Ecossistema.

Concluindo

Essa foi só uma introdução dessa poderosa lib que está super em evidência no mercado sendo uma nova opção para criação de interfaces focada no desenvolvimento com alta performance e com um gerenciamento eficiente do DOM.

Vamos aprender um pouquinho mais sobre tudo isso nos próximos artigos 😉

Obrigado por ler 🙂

No Comment

2